quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Oficinas de gente


A segunda foi com outro grupo de mulheres, um pouco mais velhas. Foi boa também. Rolou outro problema com a comunidade, agora tem um cara morando dentro da Associação, diz que foi o pai dele, uma das lideranças, que pediu pra ele tomar conta. Mulheres e pedras logo cedo. Problema deles. Ou não? Quando fomos buscar as cadeiras rolou um clima bacana, quem tinha participado da primeira nos cumprimentava e pedia mais, disseram que pensaram nos assuntos e conversaram a semana toda. Hum, não tem porque me agradar assim, deve ser verdade. Ouvi falar de outros projetos para aquela região. Vou dar uma procurada. A gente faz uma dinâmica de construção de uma rede. com novelos de lã. Vamos tentar construir outra, de vontades e trabalho.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

1° oficina

Finalmente rolou a primeira oficina na Santa Terezinha!! Demorou mas a impressão que nos ficou é de que valeu a pena a espera e a preparação. Foi muito gratificante a fala da assistente social, Gabriela, que nos cedeu seu tempo de trabalho com o grupo de mulheres da vila. Quer mais. Bem, isso para mim diz muito.

Ficamos ansiosos pelo começo, uma boa dinâmica de apresentação proposta pelo Gastón e estávamos todos mais soltos para o início da conversa, coisas sobre gênero, o que é ser homem e ser mulher, como são vistas as diferenças, o que é cultural e o que é biológico. Foi bem aceita a atividade, rolou discussão e como ninguém tem a chave da verdade muitas coisas ficaram em aberto.

Também bacana foi que o trabalho tinha a previsão de uma hora e já tinha ultrapassado em 30 min esse tempo e nada das mulheres se tocarem disso. Aumenta nossa responsabilidade em por em prática sempre atividades que acrescentem, instiguem, façam revisar valores, até os nossos, porque não, se ali vamos para aprender também?!!